top of page

Academia de Letras de Laranjal do Jari lança coletânea "Centelha" de poesia

  • Lulih Rojanski
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Texto: Gabriel Penha



O Município de Laranjal do Jari, no extremo sul do Estado, começa a despontar como celeiro de talento de poetas e escritores. Prova mais recente disso foi o lançamento do livro “Centelha – coletânea poética”, ocorrido no último dia 8 de agosto, no prédio da Câmara de Vereadores.


A obra reúne o trabalho de dez autores. Cada um trouxe poesias com temas variados, respeitando o estilo de cada um; por sinal, foram os próprios autores que custearam a publicação do próprio bolso.


Centelha, segundo descrevem seus escritores, “não é só um livro, mas, o mais puro sentimento poético de um povo que se dedica a arte e que se expressa através da escrita, semeando a cultura literária como um legado deixado de herança aos jovens estudantes e amantes da leitura”


A obra literária foi lançada pela Academia Laranjalense de Letras (ALL), entidade fundada em Laranjal do Jari no dia 26 de junho de 2003. A entidade tem o principal objetivo de apoiar o trabalho de escritores e poetas da região, incentivo à leitura e às artes de maneira geral.


O presidente da Academia, Edvaldo Casemiro Ferreira Pinheiro já tem um livro de autoria individual e participa em Centelha pela segunda vez de uma obra coletiva. Ele diz que o município tem grande potencial para a literatura e para as artes e que vislumbra o fortalecimento das manifestações artísticas em terras jarilenses.


“É sempre uma nova e única emoção, cada obra que nasce. Nosso município mostra que não deixa nada a desejar no que diz respeito a revelar artistas, em especial na literatura, na poesia. A Academia, há 16 anos, incentiva a leitura com eventos como bienais e feiras, mas este primeiro lançamento de um livro inaugura uma nova era no trabalho e na missão da entidade”, declara Edvaldo.


O livro teve uma tiragem reduzida e foi distribuída apenas aos convidados da cerimônia de lançamento. No entanto, Edvaldo Casemiro diz que espera conseguir apoio, inclusive do poder público, para imprimir mais exemplares para comercialização.


Porém, o presidente ainda adianta que outros lançamentos e eventos literários devem acontecer ainda este ano.

Serviço:

 
 
 

Comments


bottom of page