Dia Nacional do Livro Infantil: programação especial voltada à leitura e imaginação
- juliarojanski
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, o CLIAP – Coletivo de Literatura Infantil do Amapá prepara um evento repleto de histórias, fantasia e incentivo à leitura. A data também marca o nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira e criador do inesquecível Sítio do Picapau Amarelo.
Para festejar esse momento tão especial, o CLIAP organizou uma programação dedicada ao público infantil, no dia 25 de abril, logo após o feriado da Semana Santa. A atividade será realizada em parceria com a Escola Intergênius e coordenada pela escritora Negra Aurea. Ao longo de dois turnos — das 9h às 12h e das 14h às 16h — autores do coletivo participarão de sessões de contação de histórias e exposição de livros, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e enriquecedora com o universo literário.

Como parte das comemorações do dia nacional do livro infantil, hoje (16), na UNA, às 18h30, terá o lançamento do livro “Versinhos de amor e igualdade” do autor Ivaldo Sousa, juntamente com o lançamento do livro “Políticas públicas para alfabetização de pessoas com necessidades educacionais especiais: Um estudo de caso” da autora Ana Cléia. E amanhã (17), às 18h, a escritora Rute Xavier, integrante do CLIAP, lança seu novo livro infantil,"Quase Filha de Sereia", no Mercado Central de Macapá.

A valorização da literatura infantil é um compromisso do CLIAP, que reúne uma diversidade de autores locais empenhados em formar leitores desde a infância e fortalecer a cultura regional. Fazem parte do coletivo nomes como: Cecília Lobo, Márcia Galindo, Cricílma Ferreira, Negra Aurea, Inácio Ferreira, Cláudia A. Flor D’Maria, Esmeraldina dos Santos, Celeste Ferreira, Luany Luana Ferreira, Mira Neves, Jack Corrêa, Iramel Lima, Ana Cristina Tracaioly, Mary Paes, Ronaldo Rony, Ivaldo Sousa, Laura Cristina da Silva, Eliane Duarte, Camila Aguiar, Marven Junius Franklin e Allex Odonno.
O evento reforça o papel fundamental da literatura infantil como ferramenta de transformação social e construção da identidade. O CLIAP convida escolas, famílias e toda a comunidade a participar e prestigiar esse encontro com os livros, os autores e, acima de tudo, com a imaginação.
Porque criança que lê se transforma — e transforma o mundo.
Comments