Fundação Marabaixo fortalece tradições culturais em comunidade quilombola do Jari
- Lulih Rojanski
- há 17 horas
- 1 min de leitura

No último sábado (5), a força dos tambores ecoou pelas margens do rio em São José, comunidade de Laranjal do Jari, com mais uma edição do projeto “Marabaixando pelo Amapá Inteiro”. A iniciativa, conduzida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Marabaixo, levou tradição, ritmo e memória para o coração do quilombo, reafirmando o compromisso com a cultura que pulsa nas raízes do povo amapaense.
A iniciativa levou oficinas de marabaixo e toque de caixa à comunidade, com o objetivo de valorizar, difundir e fortalecer as expressões tradicionais afro-amapaenses. Durante a programação, foram entregues caixas de marabaixo, baquetas, tecidos coloridos e outros materiais culturais à Associação Quilombola local, promovendo o incentivo à continuidade das práticas ancestrais.
A atividade aconteceu na Casa das Parteiras, espaço simbólico de saberes tradicionais, e reuniu moradores, lideranças comunitárias, representantes da cultura popular, além de secretários de Estado que prestigiaram a ação. O evento foi marcado por momentos de celebração, troca de experiências e reafirmação da identidade cultural da região.

O projeto “Marabaixando pelo Amapá Inteiro” percorre diferentes localidades do estado com ações formativas e de valorização da cultura negra, contribuindo para o fortalecimento das comunidades tradicionais e a salvaguarda do patrimônio imaterial do Amapá.
Comments