Lançamento da Antologia Muruwakã - Poetas do Amapá Celebra a Poesia Contemporânea
- Silvio Carneiro
- 3 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Na noite desta sexta-feira, 1º de agosto, o Garden Hall, no Amapá Garden Shopping, foi palco do emocionante lançamento da Antologia Muruwakã – Poetas do Amapá (O Zezeu; 2024). O evento, organizado pela Revista Literária e Editora O Zezeu, reuniu escritores, entusiastas da literatura e autoridades locais em uma celebração vibrante da poesia amapaense.
Recepção dos Convidados
Às 18h30, as portas foram abertas e a equipe de recepção deu as boas-vindas aos convidados, distribuindo exemplares da antologia aos autores e orientando sobre os assentos. A comercialização dos livros atraiu muitos interessados, refletindo o entusiasmo pela obra.
Abertura Oficial
Às 19h, o jornalista e editor Silvio Carneiro, assumiu o papel de mestre de cerimônias e iniciou oficialmente a noite, destacando a honra de reunir tantos autores talentosos e homenagear o poeta Joãozinho Gomes.
Silvio agradeceu aos 64 poetas cujos trabalhos compõem a antologia. "A nossa imensa gratidão a todos os poetas presentes e também àqueles que não puderam estar aqui conosco na noite de hoje."
Também houve agradecimentos especiais ao Coletivo Juremas, ao Amapá Garden Shopping, ao Governo do Estado do Amapá e ao senador Randolfe Rodrigues, apoiadores do evento.
Discursos Iniciais
Os discursos iniciaram com o jornalista destacando o sonho por trás do projeto. "Cada poema aqui presente é um pedaço do coração de seu respectivo autor," afirmou, antes de convidar a fundadora da Revista Literária e Editora O Zezeu, a escritora Lulih Rojanski, ao palco.
Lulih emocionou a plateia com seu discurso sobre a importância de dar voz aos poetas amapaenses. "Escrever para uma antologia é sempre uma experiência única. Compartilhar a própria produção e estar entre tantos talentos é uma experiência importante para cada escritor, ainda mais quando se publica pela primeira vez," disse ela.
Ela também destacou a parceria exclusiva com a Meta Brasil, que permitirá a distribuição dos livros em marketplaces como Amazon, Americanas e Submarino, além de mais de 170 livrarias físicas pelo Brasil.
Ao final de sua fala, convidou a advogada e escritora Soraia Brito, parceira da Revista Literária O Zezeu através do clube de leitura que coordena, Café com Letras a falar em nome de todos os demais poetas participantes da obra.
Homenagem ao Poeta
A noite reservou ainda um momento especial para homenagear o poeta Joãozinho Gomes. Os Poetas Azuis, Pedro Stkls e Thiago Soeiro, encantaram a todos com o recital Remix Poesia. Joãozinho Gomes, visivelmente emocionado, agradeceu a homenagem e falou sobre a importância da poesia em sua vida e na cultura amapaense.
Encerramento e Sessão de Autógrafos
O evento foi concluído com o mestre de cerimônia agradecendo a presença de todos. "Esperamos que este lançamento tenha sido tão especial para vocês quanto é para nós," disse ele. Os autores estavam à disposição para autógrafos e fotos, enquanto os convidados apreciavam o coquetel servido.
A noite foi um sucesso, celebrando a rica e diversificada poesia do Amapá e destacando a importância de dar visibilidade aos talentos locais. A Antologia Muruwakã – Poetas do Amapá é uma prova viva do poder da poesia e da união de vozes que ressoam do coração da Amazônia.
Foi maravilhoso!