Literatura e Inclusão em Destaque no Lançamento de Obras no Amapá
- Lulih Rojanski
- há 10 horas
- 2 min de leitura

Dia 16 de abril, a literatura e a educação inclusiva ganham destaque, com o lançamento de duas obras que abordam sobre diversidade e equidade nas escolas. Os livros “Políticas Públicas para Alfabetização de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: Um Estudo de Caso”, de Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa, e “Versinhos de Amor e Igualdade”, de Ivaldo da Silva Sousa, serão apresentados em um evento especial no auditório da UNA, a partir das 18h30.
Ambos os títulos são frutos do Edital 02/2024 de Fomento Cultural da FUMCULT e refletem o compromisso de seus autores com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Na obra de Ana Cleia, o foco é a alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).
Com base em um estudo de caso aprofundado, a autora faz críticas às políticas públicas voltadas para esse público, revelando desafios estruturais, metodológicos e humanos enfrentados no processo de inclusão escolar, propondo caminhos e práticas pedagógicas mais eficazes e humanizadas, defendendo uma educação que vá além do discurso e se concretize na realidade das salas de aula.

Já Ivaldo Sousa aposta na literatura infantil como ferramenta de transformação social. Em “Versinhos de Amor e Igualdade”, o autor utiliza poemas leves e ilustrações vibrantes para abordar temas como igualdade étnico-racial, respeito, amizade e tolerância.
A obra foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Amapá como material pedagógico, e deve ser incorporada aos currículos escolares para promover desde cedo o diálogo sobre diversidade e combate ao preconceito.
O evento de lançamento promete ser um encontro de ideias, afetos e propósitos voltados para uma educação transformadora. Educadores, gestores, acadêmicos e o público em geral estão convidados a participar e refletir sobre o papel da literatura e da escola na promoção da inclusão e da igualdade.
Comments